Mais de 500 educadores participam da 5ª Conferência Estadual de Educação do SINTE-SC em defesa da valorização da escola pública

A valorização da educação pública foi o eixo central da 5ª Conferência Estadual de Educação promovida pelo SINTE-SC nesta sábado (5), em Florianópolis. O evento reuniu mais de 500 trabalhadores e trabalhadoras da educação de diversas cidades catarinenses, com a participação de representantes das 30 regionais do sindicato. O encontro, realizado no Hotel Canto da Ilha, foi marcado por intensos debates e reflexões sobre os rumos da educação pública, em um momento de grandes desafios para a categoria.

Com o tema “Estamos aqui pela valorização da educação pública”, a conferência contou com duas mesas de discussão e a presença de especialistas reconhecidos na área da educação. Pela manhã, o painel abordou a Privatização na Educação Pública e o Plano Nacional de Educação, com exposições de Theresa Maria de Freitas Adrião e Miriam Fábia Alves. À tarde, a pauta girou em torno da Matriz Curricular do Ensino Médio e da Plataformização e avaliação da educação, com falas de Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva e Alaim Souza Neto.

Além das mesas temáticas, o evento contou com espaço para participação da plenária, apresentação de propostas e uma mesa final de certificação do Ciclo de Formação do SINTE-SC 2024. O encerramento ocorreu com um momento de confraternização entre os participantes.

Para a coordenadora do SINTE-SC, Alvete Pasin Bedin, a conferência cumpre um papel fundamental de mobilização e resistência.
“Vivemos um período de ataques à educação pública e precisamos estar organizados e atentos. Esta conferência é um espaço fundamental para reafirmarmos nossos princípios, discutirmos os desafios e traçarmos caminhos que garantam direitos e respeito aos profissionais da educação”, afirmou.

A Conferência Estadual de Educação também integra a preparação para as etapas estadual e nacional da CONAE (Conferência Nacional de Educação), reforçando o compromisso do SINTE-SC com a construção de políticas públicas educacionais baseadas na valorização profissional, gestão democrática e garantia do direito à educação de qualidade social para todas e todos.

 

Acesse as apresentações de cada palestrante:

Filomena

Alaim

Miriam

Tereza

 

Rolar para cima