O SINTE vem a público manifestar sua integral solidariedade, à Professora Ana Lúcia Martins, eleita no último dia 15/11, para o cargo de Vereadora no Município de Joinville. A Professora Ana Lúcia é a Primeira Mulher Negra eleita para a Câmara Municipal. E ao longo de toda a Campanha, foi alvo de manifestações Racistas, com base em intimidações violentas, feitas pelas mídias sociais conforme registros apresentados.
Por essa ordem, de elevada violência simbólica, que procura segregar a População Negra, o SINTE apela para que a Sociedade reaja com indignação. Assim como também, exija rapidez e rigor das autoridades diante deste crime de ameaça de morte, motivada por Ódio Racial.
Mais um desses crimes no Paraíso Nazista, que Santa Catarina se transformou: Lugar de inseguranças físicas e morais, para as vidas das pessoas negras.
Na próxima segunda-feira, dia 23, às 16h, Marcio de Souza, Secretário de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do SINTE, e Presidente do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes, vai se reunir com o Secretário Estadual de Segurança Pública, quando serão tratados os seguintes assuntos:
a) crime de Araquari no IFSC;
b) crime de ameaça de morte à Professora Ana Lúcia Martins;
c) Implantação da Delegacia de Combate aos Crimes Raciais.
SECRETARIA DE IGUALDADE RACIAL E COMBATE AO RACISMO DO SINTE-SC