O SINTE-SC, entidade representativa dos/as Trabalhadores/as em Educação do Estado de SC, manifesta todo o apoio a greve dos/as trabalhadores dos Correios, deflagrada no último dia 18, em todo o país. A categoria luta contra a privatização e pela manutenção dos seus direitos.
Os profissionais deflagraram greve diante da proposta de corte no Acordo Coletivo, apresentado pela direção da ECT, retirando 70 cláusulas, e tratando o corte como um “ajuste dos benefícios” concedidos à categoria.
Com isso, serão dois efeitos práticos: a redução do valor pago como auxílio-alimentação e o aumento do desconto relativo ao benefício. Outras medidas que estão sendo impostas pela empresa são: redução do tempo de licença-maternidade de seis para quatro meses; fim do pagamento de férias-bonificação e de auxílio para colaboradores com filhos deficientes; diminuição da idade limite para auxílio-creche de 7 para 5 anos.
Por isso, essa proposta é quase uma redução salarial, querem cortar direitos, atacar o acordo coletivo, ao passo que a empresa teve lucro no ano passado e aumento da demanda durante a pandemia.
Todo apoio e solidariedade aos/as trabalhadores/as dos Correios!