Estupro culposo não existe! Justiça por Mariana Ferrer

O SINTE/SC, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, vem a público REPUDIAR, com máxima veemência, a sentença no caso de estupro da influenciadora Mariana Ferrer. O crime praticado não feriu apenas fisicamente a vítima, mas a sua dignidade, o que é irreparável. Não se pode, portanto, sob qualquer hipótese, tentar justificar o injustificável ou aceitar qualquer discurso que culpabilize a vítima.

O estupro não é apenas uma violência física, mas também psicológica. Marias e Marianas sofrem diariamente inúmeras formas de violência, que não atinge somente o corpo, mas também a alma. Vivemos uma cultura machista e misógina da qual ainda somos vítimas do preconceito que fere a honra e dignidade.

Hoje o caso da jovem Mariana Ferrer correu o mundo, e as manifestações pedindo justiça a ela tomaram conta das redes sociais, isso porque o estuprador, um empresário catarinense, foi inocentado pelo juiz, que aceitou a argumentação do promotor do caso de que o homem cometeu “estupro culposo”, sem intenção, um “crime” não previsto por lei. Como ninguém pode ser condenado por um crime que não existe, o empresário foi inocentado.

Não bastasse isso, a jovem foi fortemente humilhada pelo advogado do empresário, que contou com o silêncio do magistrado, conivente com a avalanche de ofensas ditas contra ela.

Homens com o poder da justiça falando impropérios para alguém que já é vítima, buscando com isso provar sua superioridade masculina em relação a fragilidade uma jovem que busca justiça. Vergonhosa atitude destes “senhores da lei”.

Alguém que já foi exposta e humilhada tendo que implorar respeito diante de magistrado, advogados e promotor de justiça. Não há nada mais contraditório, não há nada mais repugnante.

Nosso repudio a estes homens desumanos e devastadores que dizem defender a honra e o direito das pessoas.

Nosso repúdio a uma justiça injusta, que protege o estuprador em detrimento da vítima.

A vida e a dignidade das mulheres importam. Não nos calemos diante desta e de tantas outras injustiças que nos aterrorizam diariamente.

O SINTE/SC está em profunda solidariedade com esta jovem e sua família e em nome dela, a todas(os) que sofrem silenciosamente todo os dias esta dor, humilhação e sofrimento.

Na sociedade que a gente quer basta de violência contra a mulher.

Secretaria de Políticas Sociais do SINTE/SC

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima