Com a revogação da portaria 193 e suas prorrogações, não acaba luta pelo direito à educação em ambiente de privação de liberdade. O SINTE-SC juntamente a comissão de professores do EJA nesses espaços, depois de ter realizado audiências com o MPSC e SED, elaborou e enviou aos mesmos, uma proposta para a retomada das aulas. Até o momento não recebemos resposta oficial, contudo, já há uma movimentação no sentido da retomada, para garantir assim o direito à educação para esses estudantes.
O empenho está sendo grande por parte de todos/as envolvidos/as nesse processo, tanto que no dia 30/07/2020 através da Portaria 748, o secretário de administração prisional do estado de SC revogou a Portaria 193 e suas prorrogações, que suspendia as atividades socioeducacionais nesses ambientes. A tarefa agora é ter consenso no projeto, organizar, planejar e executar as atividades em conjunto com essas secretarias.
Reforçamos que o SINTE-SC, os profissionais de educação atuantes nos espaços de privação de liberdade e o conjunto dos demais parceiros envolvidos estão abertos, dialogando, e continuam na luta para construir estratégias para a melhoria e a garantia da educação de qualidade para todos/as os/as catarinenses. É hora de mobilizar e assumir nosso papel de educadores.