SEMINÁRIO SINTE-SC: 12/12/2020. AS TEORIAS PEDAGÓGICAS FRENTE AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Após mais de oito meses de pandemia no Brasil, a maioria das cidades já abriu bares, restaurantes, shoppings e academias, e o retorno das aulas presenciais passou a ser um dos assuntos mais discutidos no momento. Já não basta mais apenas se posicionar – a favor ou contra a reabertura da escola.   No período   de   suspensão   das   atividades   presenciais   escolares, tornaram-se ainda mais notórias a importância do papel dos professores e a relevância   da   escola   para toda a sociedade.   Mais   do que planejar   os protocolos   sanitários   que   devem   ser   seguidos  à  segurança   de   toda   a comunidade escolar, é hora de refletir sobre os novos desafios da educação pós-pandemia, como as questões que envolvem o ensino híbrido, BNCC e   Novo   Ensino   Médio,  além   das   teorias   que   podem   contribuir   para enfrentarmos   tantos   desafios,   e   fazer   com   que   os   estudantes   possam recuperar   a   aprendizagem   comprometida,   neste   difícil   período   que enfrentamos e que ainda que enfrentaremos.

Saudações Iniciais: 
Ana Júlia Rodrigues – Presidenta da CUT/SC e Secretária de Direitos Humanos e Gênero do SINTE/SC.
Heleno Araújo – Presidente da CNTE;
Luiz Carlos Vieira- Coordenador do SINTE-SC e Secretário de Imprensa e Divulgação da CNTE.
Palestrantes:
Dra. Maria Luiza Süssekind – Licenciada em História pela PUC-RJ. Doutora em educação pelo PROPED UERJ. Pós- doutora em currículo pela The University of British Columbia sob supervisão do William Pinar. Magister Scientiae pelo CPDA/UFRRJ. Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Pesquisadora Produtividade/CNPq. Primeira Secretária da ANPEd/Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro da coordenação executiva do FNPE/Forum Nacional Popular de Educação. Professora e vice -coordenadora do PPGEDU da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.
Dr. Carlos Brandão- Psicólogo, Dr. em Ciências Sociais e Pós-Doutor em Antropologia. Possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio, especialização em Educação pelo Centro Regional de Educación Fundamental para La América Latina, mestrado em Antropologia pela UNB, doutorado em Ciências Sociais pela USP, pós-doutorado em Antropologia pela Universidade de Perugia e pós-doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela. Já lecionou em 12 universidades do Brasil. Publicou ou auxiliou mais de 72 livros nas áreas de antropologia, educação, psicologia e geografia agrária. Especialista em educação rural e educação popular. Desenvolveu projetos de pesquisa em áreas como Ruralidades e Educação Rural em Goiás, Educação Ambiental e Biodiversidade, Catolicismo e Sociedade Brasileira, e, também, é pesquisador associado do Programa Educação para a cidadania Planetária. É professor Emérito da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa no Alto Médio São Francisco, Minas Gerais, onde são analisadas questões sociais e culturais das comunidades tradicionais desse local. 
Me. Luciano Jaeger – Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Atuou como Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), exerceu os cargos de Coordenador do curso de graduação em Filosofia da Unochapecó (2009/2011) e Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2013/2016). Atua nas áreas do conhecimento: Filosofia, Sociologia, Educação, Epistemologia, Ética e Lógica. Pertence ao grupo de pesquisa da UFFS, vinculado Fapesc denominado Política Educacional e Autogoverno.

Programação
08H:30 Saudações iniciais
08H:50 Palestra: A BNCC e o Novo Ensino Médio. Professor: Luciano Jaeger;
09H:35 Palestra: Currículo e Ensino Híbrido no contexto da pandemia”  Professora Maria Luiza Süssekind;
10H:20 Palestra: Contribuição das teorias pedagógicas Freirianas frente aos desafios educacionais. Professor Carlos Brandão
11H:05 Saudações Finais 

 

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