Centenas de trabalhadores/as se reuniram ontem, 16/03, no hall da Assembleia Legislativa para mais uma Assembleia Unificada dos Servidores Públicos do Estado de SC. A pauta unificada busca o reajuste de vale-alimentação, reajuste de diárias, realização de concurso público e cumprimento da Lei de Data-base. Já nos informes por categoria e gerais várias denúncias do sucateamento de escolas, hospitais foram citados pelos trabalhadores, o que demonstra a inércia desse Governo no trato com tais setores tão importantes para a população.
No caso do magistério, além de relembrar os confrontos e a luta da categoria nas votações do Plano de Carreira e Lei dos ACTS, aprovados pela ALESC, e que retirou direitos dos trabalhadores/as, foi trazida a questão da redução dos vigilantes nas escolas, o que vem preocupando muito as comunidades escolares.
Foram unânimes as falas que reafirmam a unidade dos servidores na luta contra o retrocesso nas conquistas e direitos adquiridos pelos/as trabalhadores/as, e como primeira ação deliberada foi a realização de uma audiência com Governador do Estado para tratar das pautas de interesse dos servidores públicos. Para intermediar essa audiência será solicitada a participação da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da ALESC.
Na pauta unificada, foram acrescentados ainda a luta contra o PL 541/2015, que trata da terceirização; contra a previdência complementar, aprovada em 2015; contra a retirada de direitos; contra o fim da licença-prêmio e contra as OSs. O Fórum dos Servidores deverá também iniciar uma campanha intitulada “Inimigos do Serviço Público”, que denuncia os deputados que votaram contra os trabalhadores durante a aprovação de projetos polêmicos.
Ao final da assembleia os servidores do estado se uniram aos do município de Florianópolis, representandos pelo SINTRASEM, atualmente em greve, para uma passeata pelo centro da capital.