DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – É PRECISO COMBATER O RACISMO NAS ESCOLAS

Há exatos 317 anos, 20 de novembro de 1695, era assassinado um dos maiores líderes negro, Zumbi dos Palmares. Foi líder do maior quilombo já conhecido no Brasil. O Quilombo dos Palmares simboliza a resistência do povo negro contra o racismo e toda forma de opressão. Foi com este espírito que nos anos 70 o movimento negro instituiu esta data como o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. É um dia de reflexão sobre as reais condições de vida da população negra.

 

Infelizmente, o racismo ainda é uma realidade brasileira e esta longe de terminar. Ao contrário, ainda amargamos os piores indicares sociais. As recentes conquistas como cotas nas universidades amenizam, mas não resolvem os principais problemas enfrentados pela comunidade. Como podemos perceber, das 3.554 comunidades quilombolas identificadas pelo governo federal de acordo com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR-2006), pouco mais de 100 possuem o título, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). As regiões de maior concentração de negros, os bairros pobres, vivem sob a égide da violência, encarceramento, internações compulsórias de “dependentes químicos”, extermínio da juventude negra e ocupações militares.

 

Poderíamos escrever paginas e mais paginas sobre os problemas que assolam a população negra. Pois, temos muitas lutas pela frente. No entanto, o SINTE/SC vem a público saudar todos aqueles e aquelas do magistério que fazem do seu ofício um instrumento de combate ao racismo, ao machismo e a homofobia. E que, o dia 20 de novembro sirva nas escolas para contestar, mobilizar a comunidade escolar em defesa da causa negra rumo a uma sociedade onde todos possam ter as mesmas condições de oportunidades. Onde ninguém seja discriminado e oprimido por causa do seu sexo, opção sexual, ou sua COR. Essa é a verdadeira herança da história de Zumbi e de Palmares.

 

VIVA ZUMBI!

VIVA O QUILOMBO DOS PALMARES

VIVA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

VIVA O POVO NEGRO.

Marcelo Batista Serafim dos Santos

Secretário de Imprensa e Divulgação

Carregando...